O Poeta e o Pescador
O poeta e o pesador muito têm a falar nas tardes vazias de verão. Reúnem-se todos os dias a sombra da mesma árvore para decifrar o enigma da vida e encontrar as perguntas para nossas respostas.
O Poeta é um homem culto e formado. Conhece diferentes culturas e domina vários idiomas. Leu todos os livros, ouviu todas as músicas, provou de todos os sabores que o mundo pode oferecer.
O Pescador por outro lado é um homem simples e ingênuo. Seu mundo se limita às fronteiras de sua pequena cidade. Pela noite atira sua vara de pescar para o céu em direção a estrela mais distante e pesca sonhos que desafiam seus próprios horizontes.
O Pescador não sabe fazer prosa. Não sabe canto e nem poesia. O Pescador desconhece a magia da internet e as guerras do Oriente Médio.
O Pescador observa calmamente o movimento do mundo ao seu redor. Ouve o bater de asas de uma borboleta enquanto medita com seus olhos fixos na imensidão do espaço.
O Poeta e o Pescador são muito diferentes, mais ainda sim são grandes amigos.
Lembro-me de certo dia estar a caminhar por uma trilha mais afastada do centro da cidadela quando avistei ao longe o pescador sentado em uma pedra admirando a beleza do local.
Do outro lado, não muito longe dali, o poeta drenava a energia do ambiente a transformando na fonte de sua inspiração.
O Poeta e o Pescador são grandes amigos, mais ainda sim são muito diferentes.
Sentei-me um pouco para retomar o fôlego.
Naquela época adquiri o terrível hábito de arquitetar meus movimentos e assim tentar tornar o destino um pouco mais previsível. Como em um jogo de xadrez, movia sistematicamente cada peça conforme meus desejos e ambições.
Ao mesmo tempo admirava o dom dos dois amigos. que dentro de seus próprios universos contemplavam cada segundo como se fosse o último.
O Pescador voltava exausto pela trilha com uma cesta sem nenhum peixe se quer. Porém seu rosto expressava otimismo e grande satisfação.
Não demorou muito até o Poeta voltar de seu recanto sem ter escrito uma página sequer em sua caderneta. Mesmo assim pude perceber um ar de felicidade e orgulho em seus olhos.
Vivemos uma espera eterna por um dia onde cremos tudo ser perfeito, mas não sabemos que o dia mais feliz é o agora. Não podemos deixar que o medo do futuro e os erros do passado nos impeçam de viver o hoje. O melhor presente de todos.
O Poeta e o Pescador são grandes amigos. São os melhores amigos.
André de Jesus Torres
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caramba, você chegou até aqui?! Leu tuuudo isso ai em cima?! Parabéns!!
Olá! Sejam muito bem-vindos ao meu Blog. Aqui nesse endereço você encontra muuuitas das minhas melhores obras. Dê uma olhada e emocione-se com os romances, mas não deixe de visitar a grande sessão de histórias engraçados e dar umas boas risadas com minhas “estranhas” e inusitadas experiências de vida. Mas se você é um sonhador ou está apaixonado também vai gostar dos textos emocionantes, dos reflexivos e das poesias. Bom, entrem, fiquem o tempo que quiserem e boa diversão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário